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Golden Circle - A ferramenta que humaniza o marketing

  • Foto do escritor: Carlos Lidovinio
    Carlos Lidovinio
  • 15 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

filosofia golden circle ferramenta de marketing

Na hora de criar uma campanha publicitária ou um branding, usar boas estratégias de marketing é fundamental. Sabemos como é cada vez mais difícil criar algo cativante para um público que hoje está exausto de tanto conteúdo que lhe é bombardeado a cada segundo na internet e até mesmo na televisão.


Apesar dessa problemática, ainda há algo que é quase sempre (risos) certeiro. Pegar o cliente pelo coração. Para isso, existe uma filosofia criada por Simon Sinek, que consiste em externalizar o âmago da marca, fazendo com que os clientes se identifiquem com tal propósito e invista seu suado dinheirinho ali.


Essa filosofia se chama Golden Circle ou simplesmente Círculo Dourado. Ela funciona como um abraço triplo, representado por três círculos, um dentro do outro, como se fossem camadas a serem exploradas. Essa filosofia, que podemos também chamar de ferramenta, pode ser utilizada para entender o propósito da marca/produto antes de sairmos pensando em campanhas mirabolantes.


Esses três círculos seriam:

Golden Circle - Circulo de Ouro marketing
Golden Circle - Circulo de Ouro

Bom, assim como em uma boa terapia, precisamos conhecer o nosso negócio de dentro para fora. Conhecer o interior, e o organizar para que o externo seja belo e interessante. Por isso vamos analisar o Golden Circle / Círculo Dourado assim, como uma eclosão da ideia, entender o motivo dela ter surgido até chegarmos em como será a cara do produto final.


Porquê

No centro do nosso círculo, que não apenas é o centro, mas também o coração da marca, está a pergunta mais importante a se fazer: Porquê essa marca/produto existe? Aqui precisamos identificar a força motriz da idéia, entender qual é o propósito dessa paixão ter virado um produto.


Como

Essa é a membrana que envolve o nosso coração. Você tem uma motivação, tem um produto que acredita que pode mudar a vida de alguém, mas, certamente já tem alguém fazendo algo parecido no mercado. Como você pretende cativar o público? Qual a sua tecnologia inovadora? O que você tem de melhor que o seu concorrente? Pense.


O quê

Chegamos na ponta do iceberg, onde o resultado da sua manifestação se torna tangível, e o seu produto ou serviço ganha uma cara. O que os clientes vão ver, e quando eles verem, eles precisam sentir tudo o que você quis transmitir segundo o “porquê” e o “como”.


Depois de analisar e absorver tais informações, use a redação/copy e o design ao seu favor. Comunique sempre de forma clara e objetiva, usando palavras inteligentes e gráficos que falem sem precisar de palavras.


Bom, com isso, eu gostaria de concluir com um termo também da área de marketing, que pode resumir tudo isso que vimos acima: Humanizar


Humanizar é um termo já muito batido, mas é uma ferramenta poderosa para aproximar as pessoas da sua marca, onde elas conseguem se sentir parte de algo e se identificar. O Golden Circle é apenas uma fórmula que facilita a introdução da humanização na sua campanha.


Use sem moderação!



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