Análise SWOT - Prevendo o Futuro no Marketing
- Carlos Lidovinio

- 14 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de ago.

A análise SWOT é uma ferramenta muito simples feita para analisar e prever cenários de mercado.
Com ela é possível desenvolver uma base de informações para que você realize uma campanha ou branding com segurança, no sentido de, poder prever possíveis contratempos, e, de forma antecipada, evitar tais problemas ou conseguir compensá-los de alguma forma para reduzir os danos, e, ainda, encontrar atributos que queira destacar/reforçar. A análise acontece como um recolhimento de dados, sendo eles, internos e também externos (dentro e fora da marca).
Agora que já sabe o que é, e, para que serve a análise SWOT, vou te mostrar o que significa cada letra desse acrônimo, e você verá que fará ainda mais sentido o que estamos falando.
A definição do acrônimo SWOT é:
STRENGTH (forças)
WEAKNESSES (fraquezas)
OPPORTUNITIES (oportunidades)
THREATS (ameaças)
Cada um desses termos irá direcionar um tipo de pensamento dentro da nossa análise, sendo que, eles tem as seguintes funções:
Strengths (forças)
Esse termo nos faz refletir em quais são as forças e fatores positivos internos da marca. Podemos pensar em o que fortalece a relação entre marca e consumidor, o que a marca faz ou tem para que isso aconteça. Sempre anotando esses pontos.
Weaknesses (fraquezas)
Aqui devemos pensar sobre quais são os fatores negativos internos da marca. O que a marca faz que poderia afastar os seus clientes, quais falhas a marca tem, e o que a deixa vulnerável. Anote.
Opportunities (oportunidades)
O nome já diz tudo, mas agora vamos analisar o ambiente externo da marca, procurando identificar as oportunidades do mercado, da região, tendências, benefícios fiscais e etc. coisas que seriam benéficas para promoção da marca. Anote.
Threats (ameaças)
Ainda observando o ambiente externo, agora vamos analisar os fatores que poderiam prejudicar a marca, literalmente o que ameaçaria a mesma. Anote
Agora é hora de desenhar a nossa matriz, que é como se fosse a nossa prateleira de informações, que vão nos ajudar a produzir um belo plano de ação. E, falando em plano de ação, ainda não é o momento de criar um, vamos colocar na nossa matriz apenas constatações já existentes ou futuras sobre nossa marca, deixando o plano de ação para depois da análise finalizada.
Na imagem abaixo, temos uma matriz de análise SWOT detalhada e com exemplos para entender melhor para que serve cada termo.

Viu como é prático e muito útil? Sugiro até que faça esse tipo de análise antes de começar um relacionamento, pois a matriz é eficaz até mesmo para isso. (risos)
No fim deste conteúdo deixarei um arquivo para que possam realizar sua própria matriz sem complicações, baixe e aproveite.
Depois de observar como devemos produzir a matriz, vamos juntos criar uma análise fictícia para uma loja de roupas de público classe B, que chamaremos de “My Closet”.
É importante definirmos o motivo pelo qual estamos criando essa análise, que nesse caso é para iniciar um processo de re-branding da marca e do espaço da “My Closet”, vamos lá, observe a matriz abaixo:

Agora vamos analisar os pontos obtidos na SWOT da My Closet, observe abaixo:


Depois da análise pronta, pontuada e bem pensada, é hora de iniciar seu plano de ação.
Note como uma matriz SWOT bem elaborada te dá segurança e conhecimento de causa para prever os acontecimentos.
Utilize suas forças para neutralizar suas fraquezas e ameaças e arrase no plano de ação.
Minha última dica é: não crie muito tópicos, pois a matriz pode ficar confusa. Se for necessário, crie mais de uma matriz, às dividido por setores da marca e dando mais atenção para cada coisa.
Lembre-se de baixar o modelo de matriz!






Comentários