Fashion Film: O poder cinematográfico no comércio de moda
- Carlos Lidovinio

- 10 de dez. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de ago.

Na ligação entre a arte visual e a indústria da moda, surge uma forma de expressão que supera as fronteiras do convencional, transformando a maneira como notamos o “arquétipo” de uma coleção. Os fashion films são parte de uma revolução estética, surgindo como catalisadores de inovação, redefinindo o cenário comercial da moda contemporânea.
Os fashion films podem ser vistos como um curta-metragem de manifesto onde é apresentado o conceito de uma campanha, transmitindo a essência através de músicas, ângulos, cenários e textos, com o intuito principal de emocionar o público, o levando ao impulso de compra.
Enquanto os desfiles de moda tradicionais continuam a ser as principais vitrines para as últimas tendências, os fashion films se destacam como narradores cinematográficos, apresentando não apenas a beleza das roupas, mas também a narrativa por trás delas, convidando o espectador a mergulhar nas camadas mais profundas da criatividade, explorando a conexão entre moda, arte e cinema.
Em um mundo onde a estética é constantemente moldada pelas lentes da cinematografia, os fashion films são os embaixadores visuais de uma campanha. É preciso reconhecer a importância dessas produções cinematográficas na indústria da moda, explorando como elas não apenas refletem, mas moldam as narrativas que definem nossa relação com o estilo, sendo mais do que registros visuais, os fashion films são testemunhas da evolução de uma linguagem que transcende as roupas que vestimos, revelando a complexidade e a magia que permeiam o mundo da moda.
O primeiro fashion film da história da moda foi produzido em 1977 por Jacques de Bascher. O vídeo de pouco mais de 20 minutos marcou a estreia do grande Karl Lagerfeld na direção criativa da Fendi. Na época, foi um grande “golpe de publicidade”, sendo uma novidade que agradou a todos, e é uma estratégia comercial utilizada até nos tempos atuais.
Temos aqui um exemplo de fashion film comercial que apresenta claramente qual é o conceito de campanha da coleção em questão. Vamos assistir um pouco e depois analisá-lo:
Mugler Spring Summer 2022 Film
Se fizermos um brainstorm sobre esse fashion film agora, as principais palavras que sairiam seriam: sensualidade, força, elegância, atitude, queer, e o que mais?
Assistindo ao fashion film Mugler Spring Summer 2022 podemos identificar um arquétipo muito forte de uma mulher com atitude. O fashion film da Mugler traz elementos que compõem esse conceito com maestria. Notem as músicas e suas batidas empolgantes e encorajadoras, a presença de mulheres diferentes, mas, todas sendo ícones de beleza, força e atitude. Ângulos e transições que as empoderam ainda mais, trazendo assim a essência da coleção.
Assistindo a esse fashion film, é fácil se sentir excitada pelas imagens, então veja:
O desejo de ser tão empoderada quanto as modelos já tomou conta do seu corpo. Então, quer dizer que se eu usar uma calça daquelas, ou um vestido igual, serei como elas, fortes, lindas e sexys?
O fashion film te faz pensar que sim, com toda a atmosfera criada cinematograficamente para seduzir o público alvo. Por isso o fashion filme é uma ferramenta de muita importância na indústria da moda.
O fashion film atualmente (anos 2020+)
Com todo o sucesso do Instagram e do TikTok, os grandes fashion films precisaram se adequar. Saindo dos curta-metragens de 10, 15 ou 20 minutos e partindo para fashion films de 10, 15 e 60 segundos, para caber em tais plataformas.
Os fashion films mais extensos ainda são muito usados em campanhas, mas os vídeos curtos ganharam grande importância, pois, nem todo mundo tem paciência para assistir algo de mais de um minuto.
É preciso muita criatividade para transmitir a essência de toda uma coleção em um pequeno resumo de um minuto. E, apesar de difícil, muitos conseguem fazer esse tipo de comunicação, principalmente os influenciadores.
Agora, os fashion films já não apresentam apenas coleções e campanhas, mas também são parte do conteúdo de influencers de moda e relacionados.
Ultimamente, uma influenciadora que utiliza muito bem do artifício do fashion film, é a Gkay, que recentemente teve seu rebranding e glow up. A Gkay usa essa ferramenta com maestria, e consegue comunicar muito bem as ideias de seus looks.
Vamos analisar abaixo um de seus fashion films mais recentes:
fashion Film - Gkay
A sensualidade e a diversão estão no ar!
Neste fashion film podemos notar empoderamento, força e muita sensualidade corporal, tanto por seus movimentos e closes, quanto pela roupa que molda um corpo padrão malhado e curvilíneo. A música nos empolga e convida a festejar, visto que esse reels/fashion film foi o start da aclamada festa de aniversário da Gkay, vulgo, Farofa da Gkay.
Sentiu o êxtase do momento? eu senti…
Produzindo um fashion film
A criação de um fashion film, assim como qualquer outro vídeo, deve partir de uma ideia de inspiração e muita pesquisa de referências e textos que condizem com a ideia inicial.
Com tudo isso organizado é importante escrever um texto bem detalhado da ideia, e a partir daí, é necessário construir um bom roteiro, ligando as ideias e pontuando cada cena com bastante detalhes. Lembrando de início, meio e fim, cortes, planos de câmera, cenários, objetos, efeitos sonoros e visuais, e, principalmente a história a ser contada.





Comentários